sexta-feira, 25 de março de 2011

Capitão América

Não é uma propaganda
   Capitão América é talvez o símbolo maior da propaganda ideológica.

   Um herói vestindo a bandeira dos EUA, defendendo os ideais estadunidenses, batizado de "América" (mas eles não são imperialistas...) publicado num meio de comunicação de massa.
   Aí, isso chega no México e vende a rodo,chega no Brasil, e vende a rodo, chega no mundo todo, e vende a rodo. E ninguém contesta. Por que?
Porque não há como. Tudo é feito a partir de teorias de comunicação, as mesmas usadas em publicidade, para que não haja reflexão crítica diante daquilo. Da mesma forma que não contestamos aquele palhaço imbecil vestido de amarelo, diante da exploração de milhares de adolescentes ganhando uma miséria, não contestamos o herói estadunidense que salva o mundo a partir dos ideais estadunidenses, como se qualquer outra cultura não fosse o suficiente para o seu povo.
   E, é este personagem, que chegará em breve aos cinemas. É mais um filme para a lista "Este esboçador não assistirá".
   Abaixo, você não vê o trailer, o cartaz, nem nada.
   Veja aqui mais um título da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...