quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Portal Literal responde ao Esboço

O Portal Literal, na pessoa de seu editor, Bolívar Torres Corrêa, respondeu ao esboço de blog que ia ser, a respeito da postagem "Portal Literal" (clique aqui para ler). Segue abaixo a resposta de Bolívar.


caro maurício,

aqui bolívar torres, editor do portal literal. vi o comentário no seu blog, dizendo que teve um poema barrado. nao lembro de ter excluídos poemas seus, mas é possível que tenha acontecido caso vc tenha postado eles no lugar errado. geralmente se posta colaborações em "banco" (no caso de áudios e vídeos e textos em PDF e Word) ou "artigos". se quiser publicá-los novamente, só me avisar que eu os aprovo.

um abraço, 

-- 
Bolívar Torres

Editor/ Portal Literal (http://portalliteral.com.br)

     E aqui, a tréplica do esboço de blog que ia ser.
     Caro Bolívar, em nenhum momento disse que a editoria do portal havia excluído meus textos. Disse que, através do sistema de sufrágio para a aprovação de textos, alguns de meus textos foram barrados como "colaborações" e foram apenas arquivados.
     Enxerguei um padrão muito claro nesses arquivamentos: Poemas que fugiam aos temas "sublimes", quais sejam, amor, paixão, beleza da vida... não passavam pelo crivo de meus iguais no portal. Ora, reconheço as qualidade de tal sistema, como se propor democrático. Contudo, minha crítica ao portal é ao caráter que ele está ganhando: um depósito de poemas (com alguma sorte, poemas) enamorados. Poemas tão bons quanto os que recebo em minha caixa de recados do Orkut, brilhando, com crianças fofas ilustrando-os.
     Não entendo como você poderia aprovar ou desaprovar meus textos passando por cima dos votos de meus iguais. De qualquer forma, recuso sua proposta. Não tenho interesse em me ligar ao Portal Literal novamente.
      Desejo sorte a você e espero que o Portal Literal receba e aprove muitos bons trabalhos. Uma iniciativa tão bacana deve vingar.

     Atenciosamente,

     Mauricio de Oliveira Filho.
     Editor do Esboço de Blog que Ia Ser

9 comentários:

  1. Pra que isso Caro Esboço de Blog? Não saia julgando assim os poemas publicados no Portal Literal. Vc está se colocando acima dos outros poetas que escrevem de acordo com seus sentimentos....poemas não são apenas manifestos "revolucionários" ou "pseudo revolucionários"....poemas são poemas...alguns concluídos, outros ainda na fase "esboço"......e continue escrevendo....

    ResponderExcluir
  2. Grande Anônimo,

    Este blog não é um blog de poemas, somente. Mas um blog de crítica de arte, sobretudo. Não julguei. Critiquei. Ora, meus poemas estão lá, também. Aqueles que passaram, é porque se encaixaram no estilo que critiquei, de modo geral. Quando foram comentados, nem sempre positivamente, foram criticados. Quando publicamos, estamos nos dispondo a ouvir críticas.
    É claro que muita coisa é boa no P.L., mas muita não. Não estou acima de ninguém, mas não preciso me abster de pronunciarme criticamente.
    Obrigado pela(s) visita(s) e crítica(s). É isso aí, se vc não gostar de algo, diga. Construiremos juntos esse grande esboço!

    ResponderExcluir
  3. Faça críticas às novelas da Globo ou aos programas televisivos inúteis. Permita que poetas anônimos se manifestem.

    ResponderExcluir
  4. Mas não é isso o que está acontecendo neste exato momento?

    ResponderExcluir
  5. Esta tua frase: "De qualquer forma, recuso sua proposta. Não tenho interesse em me ligar ao Portal Literal novamente." , demonstra rebeldia sem causa, do tipo NÃO BRINCO MAIS, ou A BOLA É MINHA E NÃO EMPRESTO....BUÁ...BUÁ....Meu caro Esboço de Blog, permaneça no Portal e honre sua poesia , quem sabe ela não servirá (ou já está servindo) de estímulo aos poetas açucarados. Já pensou nesta possibilidade?

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônimo,

    Fico imensamente feliz por sua preocupação com este blog.

    Rebeldia sem causa? Pseudo-revolucionário? "Não brinco mais"? Talvez eu não tenha argumentos contra isso.
    Não tenho o interesse de transformar este espaço num chat. Mas, como disse, o Esboço de Blog é uma anarquia. Esboce aqui como quiser. Este é um espaço livre.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Qual teu conceito de ANARQUIA? "esboce aqui como quiser" não é Anárquico

    ResponderExcluir
  8. Se não há interesse em debater, então lamento. Isto é comum em mentes ditatoriais e da velha e decadente esquerda

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, absolutamente não é essa a questão. Mas este não é o espaço. Me procure no Twitter, sei lá. Este é um espaço de comentários, não de debate político. Aliás disse há um tempo neste blog que não entraria mais em questões políticas aqui. O faço como "efeito colateral" dos poemas.
    No meu perfil no Twitter, @mauricio_o_f, costumo falar bastante de política. Terei prazer em debater com você.
    Contudo, tira conclusões tão absolutas a meu respeito e nem se identifica. Fica complicado Ficar aqui debatendo com alguém que, a princípio, nem sei se existe.
    Reitero: procure-me nos espaços adequados e terei imenso prazer em debater contigo.
    No mais, sinta-se a vontade para criticar os esboços e continuar colaborando com este blog (se for de seu interesse).

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...