Sugar Children |
Vik Muniz não é o Hans Donner.
Vik Muniz é um fotógrafo paulistano.
Vik Muniz, até fazer crianças de açúcar e fotografá-las, não era senão um fotógrafo bem colocado no mercado norte-americano (Vik foi parar nos Estados Unidos após ganhar de presente um dinheiro de um homem que o baleou acidentalmente).
A partir daí, a crítica o olhou e pensou que ele era bom. E levou suas fotografia para o Guggenhein. E então os colecionadores o olharam e acharam que ele era bom, e passaram a pagar milhares de dólares por suas fotografias. E então o público não especializado o olhou e achou que ele era bom, e então ele passou a estampar capas de discos e aberturas de telenovelas.
Vik, em suas muitas série, repete, de modo geral, o mesmo processo: com objetos inusitados, constrói imagens, as fotografa e vende as séries limitadas a preços interessantes.
Claro, há também outras séries, diferentes, como a série Equivalentes. Mas essas não são tão legais e não aparecem em aberturas de telenovelas (Telenovelas só se interessam por coisas legais que possam ser vendidas a muita gente).
After Yves Klein, da Série Picutres of Colors |
Dürer's Praying Hands, da série Equivalents |
Exatamente o tipo de idéia da sua postagem que compartilho, a mídia cor-de-rosa só divulga o que dá lucro! (@eusouterrivel)
ResponderExcluir