A localização se faz necessária porque em países desenvolvidos em que museus são um negócio lucrativo e há grandes corporações mantendo museus símbolos como D'Orsay, MoMA, Metropolitam Museum e Guggeinhein, os museus de universidades são relegados a um papel secundário. São os "primos pobres" dos museus famosos.
Já no Brasil - embora numericamente tenha menos expressividade (nos EUA, os museus de universidade representam 1 terço do total) e, de modo geral, nos países em desenvolvimento, o museu de universidade tem papel primário e, muitas vezes é o museu da cidade. Em certas vezes, como no caso do MAC - USP, está entre os principais do país.
Contudo, isso ainda não responde a questão inicial. O papel do museu na universidade. Para a universidade, o papel do museu é a extensão e pesquisa. Para a comunidade, o acesso e fomento à cultura.
Isso não é o bastante para que o profissional de museu e o pesquisador de museu tenham mais prestígio aqui que nos países desenvolvidos. Da mesma forma, profissionais e pesquisadores tem, dentro da universidade, papel secundário e a pesquisa no museu é vista como algo menor.
Para entender a fundo e ler quem realmente entende do assunto: Textos do Trópico de Capricórnio - Aracy Abreu Amaral - Ed. 34.
Nenhum comentário:
Postar um comentário