segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Schopenhauer e a antevisão do Pós-moderno

   Schopenhauer era um filósofo. Disse sobre a vontade. Disse que a vontade causa sofrimento ao homem e que só a anulação desta podia levá-lo à felicidade plena.
   Schopenhauer também criticou a frivolidade da intelectualidade e os motivos que levam as pessoas a procurar conhecimento (ou a demonstrar tê-lo).
   Schopenhauer anteviu a pós-modernidade.
   Abaixo um trecho de seu livro A Arte de Escrever.

(...)
Os professores ensinam para ganhar dinheiro e não se esforçam pela sabedoria, mas pelo crédito que ganham dando a impressão de possuí-la. E os alunos não aprendem para ganhar conhecimento e se instruir, mas para poder tagarelar e para ganhar ares de importantes.

A cada trinta anos, desponta no mundo uma nova geração, pessoas que não sabem nada e agora devoram os resultados do saber humano acumulado durante milênios, de modo sumário e apressado, depois querem ser mais espertas do que todo o passado.

É com esse objetivo que tal geração freqüenta a universidade e se aferra aos livros, sempre aos mais recentes, os de sua época e próprios para sua idade. Só o que é breve e novo! Assim como é nova a geração, que logo passa a emitir seus juízos. Quanto aos estudos feitos simplesmente para ganhar o pão de cada dia, nem os levei em conta.
 (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...