sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre o Belas Artes, Hospitais e Cracolândia

Belas-Artes: luta justa, mas não pode ser a única .
   E não é que a a elite de São Paulo quando quer é organizada?!

   O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), votará na próxima terça feira, dia 27/01, o tombamento do prédio que hoje abriga o Cine Belas Artes.
   O pedido foi protocolado pela entidade civil Via Cultural.
   Vários políticos também se manifestaram e agiram, de alguma forma, pelo tombamento. José Serra (ex-governador - PSDB) segeriu ao prefeito Gilberto Kassab (DEM) o tombamento. Carlos Gianazzi (deputado estadual - PSOL) encaminhou ofício de tombamento às secretarias de Cultura do estado e do município e ao Ministério da Cultura. E Gilberto Natalini (vereador - PSDB) enviou ofício ao Conpresp e a Secretaria de Cultura do município
   O tombamento não garante a manutenção do Belas Artes no endereço, mas o simples pedido de tombamento já impede que qualquer alteração na fachada seja autorizada, o que dificulta o aluguel a outro inquilino.
Alguns problemas custam tanto a serem resolvidos...
   De qualquer forma, mesmo que tudo isso não dê em nada, servirá para provar que, quando os interesses dos endinheirados, da elite, estão em jogo, as coisas neste país acontecem rápido. Nada contra o Belas Artes, pelo contrário, vida longa ao Belas Artes!, quero assistir a muitos filmes lá, ainda. Mas quantos hospitais públicos estão caindo aos pedaços e seguirão da mesma forma por muito tempo? Por quanto tempo vidas serão perdidas na Cracolândia? Por que a saúde dos pobres é menos importante que a cultura dos ricos (afinal, a entrada no Belas Artes não é nenhuma bagatela)? 

Um comentário:

  1. por que vc não faz uma abaixo assinado pela reforma dos hospitais públicos? qual elite vc se refere? vc precisa conhecer melhor determinados projetos que são conduzidos por esta mesma elite que vc critica sem fundamento.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...