domingo, 2 de janeiro de 2011

Improvisação no Teatro

   Improvisação é algo feito sem ensaio. Preparo prévio (quase sempre).
   Não se tem registros numerosos sobre a história da improvisação teatral, mas, certamente, o próprio teatro surgiu improvisado.
   Os rituais antigos tinha caráter dramático e improvisacional. As Dionisíacas eram improvisadas, de modo geral. Assim como os ditirambos.
   Com relação a humor e improvisação, ainda na Grécia, os Flíacos eram uma espécie de farsa popular. Improvisado. Na verdade, a raiz da Comédia está nos "Comos", festejo que se separa das Dionisíacas e se tornam populares em ambientes rurais. Nela, dançarinos embriagados conduziam falos, símbolo da fertilidade e o do prazer sexual e tratavam de temas sexuais e cotidianos.
    Bem mais tarde, a partir do séc. XV até o séc. VIII, a Commedia d'ell Arte faz uso da improvisação, ainda que com tipos fixos, e influencia, até hoje, comediantes, palhaços e dramaturgos.
   Assim, a improvisação, hoje em voga e muito vista através de cias. como os Barbixas, e programas de tevê, como É tudo improviso, deu origem ao teatro. Deu origem à comédia. Apenas havíamos nos esquecido dela.
   Vale, e muito, ler Natureza e sentido da Improvisação Teatral, de Sandra Chacra, ed. Perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...